quarta-feira, 1 de junho de 2011

MEIO AMBIENTE


CENAS DIÁRIAS
REFLETIR SOBRE NOSSOS HÁBITOS DIÁRIOS DE CONSUMO E DESPERDÍCIO

A luta para preservar o meio ambiente começa dentro de casa, continua no trabalho, nos acompanha no lazer e nas compras. Grande parte das agressões à natureza e à nossa saúde tem sua raiz no estilo de vida que adotamos. Por isso, pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia são tão importantes quanto combater aqueles que exploram o planeta de modo insustentável.

- Propor ao grupo a criação de uma peça teatral, que espelhe os nossos hábitos diários de consumo e desperdício de produtos: água, luz, destino do lixo etc.
Criando personagens, diálogos, cenários, figurinos e muitas provocações para interagir com a platéia e discutir o tema.


ECODINAMIZANDO  A COMUNIDADE
ATIVIDADES PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE
PROMOVER ATIVIDADES DINÂMICAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE, COMO;:
  • Teatro e produção de vídeos sobre as questões ambientais e como as pessoas reagem frente a elas.
  • Sarau de poesias sobre o meio ambiente
  • Pesquisar e/ou compor músicas com temática ambiental
  • Passeios e caminhadas, de contato e encontro com a natureza.
  •  Debates com ecologistas, movimentos, agricultores e pessoas afinadas com o tema.
  • -Divulgar projetos e dicas ecológicas.
GINCANA COOPERATIVA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

                 
 1. Atitude é fundamental
Dois elementos principais: a coletividade e a solidariedade. Uma gincana requer trabalho de equipe, de grupo. Por isso, é fundamental que todos se integrem e participem ativamente. Solidariedade pressupõe auxílio mútuo, cooperação, companheirismo, troca, irmandade.
2. Um espírito diferente
Ter presente a ideia ou as ideias que irão direcionar o trabalho. Quando for organizado o conjunto das tarefas deixar bem claro quais são as atitudes que serão cultivadas. Ressignificar o pensamento que temos sobre gincanas como momentos de competição entre equipes, ganhadores e perdedores, pontuações, prêmios, vaias.
3. No lúdico as gerações em solidariedade
O que está por trás de tudo isso é a ação coletiva e solidária de uma comunidade (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum: a preservação da obra criada por Deus. Deste modo, preservar a dignidade humana e o planeta são tarefas inseparáveis e que devem ser trabalhadas conjuntamente. Precisamos “construir um Novo Ser e um Novo Mundo a partir de uma Nova Relação”. Por isso, existe a orientação para que seja uma gincana que envolva toda a comunidade, desde a formação das equipes participantes.
4. Agitação também é construção
A correria precisa ser iniciada em benefício do planeta que começa em nossa própria casa e que se chama nossa casa. A correria solidária de quem sai do seu mundo e decide lutar coletivamente. Correria como sinônimo de trabalho muito ativo e não de algo desordenado. Para essa correria vamos nos organizar e desenvolver a consciência comunitária e desacomodada. Correria tem tudo a ver com adolescentes e jovens!
Pontuação de Tarefas
Eliminar a lógica da competição é uma das ideias! A gincana pode ser montada com esta ideia/chave. Ex. de pontuação: as equipes recebem sementes que deverão ser plantadas ao final da gincana.
Exemplo de Tarefas

1. Montagem das equipes

2. Escolha do nome

Critério: algo ligado ao espírito do gincana (união, solidariedade, cooperação, respeito, fraternidade, amizade...) ou relacionado com a biodiversidade da região (nomes de rios, lagos, parques, animais...).

3. Entrevista com uma pessoa da comunidade (igreja, escola...) que tenha mais de 60 anos de idade, perguntando sobre qual a realidade de tudo o que envolvia a água em sua infância e juventude.

4. Elaboração e recitação de um poema relacionado ao meio ambiente.

5. Visita a uma companhia de tratamento de água (que faz a coleta, tratamento e distribuição) ou algum local onde se faça algum tipo de tratamento da água (ou o que mais se aproxime disso) e registrar quais são os passos deste processo.

6. Montagem de uma dramatização a partir de alguma música ou texto que fale sobre a temática.

7. Criação de um cartão (tipo postal) com algumas dicas de como usar e economizar água. Este material deverá ser confeccionado para distribuição na comunidade, nas escolas, nos estabelecimentos comerciais como forma de divulgar a urgência do cuidado com a água.

8. Organização de um projeto de preservação do meio ambiente que possa ser desenvolvido na escola, bairro, comunidade. No projeto deverá estar previsto como organizar a coleta e separação do lixo (tipos de lixos – seco, orgânico, metal, plásticos...), como fazer para evitar a erosão (plantio de árvores...), como fazer o tratamento da água para evitar doenças e outras formas criativas e adaptáveis à realidade e que possam contribuir para a qualidade de vida onde se vive.

9. Realização de uma visita, com a presença de todas as equipes, a algum manancial com o objetivo de conhecer e valorizar a água que se tem. Tipos de mananciais: naturais, fontes, córregos, rios, poços, estação de tratamento, fontes de captação.

Na visita aos mananciais procurar responder às questões: de onde vem a água consumida na comunidade? Qual a situação destes mananciais? O que podemos aprender fazendo esta ação de visitar?

10. Pesquisar sobre alguma entidade da região que mantenha projeto ligados às questões ambientais (água, saneamento, saúde) procurando descobrir:

a) Quais os objetivos da entidade/do projeto?
b) Quem pode participar?
c) Quais os resultados das ações da entidade/do projeto na realidade?
d) Quais as dificuldades enfrentadas?
e) Como é trabalhado o papel do poder público nestas questões? Como é vista a legislação?
f) Qual o grau de envolvimento e participação de adolescentes e jovens nas ações desenvolvidas?
g) Outras questões que sejam importantes.



BONECO AMBIENTAL
PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Nossa Miss Ambiente

Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés.

Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.

a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos? O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?

b) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental? O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?

c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?

d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade? Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas ideias?

e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?

f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nosso coletivo na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?


TOMANDO CONSCIÊNCIA
ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
  • Visitar um rio ou fonte de água de sua comunidade.
  • -Organizar um evento de educação ambiental para crianças e jovens.
  • Fazer um trabalho de estatística com a conta da água, verificando as informações de qualidade e consumo médio. Discutir alternativas de um uso mais racional.
  • Visitar uma reunião ou fórum político que trate da questão da água e do meio ambiente.
  • Convidar para uma conversa uma liderança indígena ou uma liderança de movimento popular para debater sua visão de natureza.
  • Fazer uma relação de produtos que costuma consumir e, em grupo, discuta se são essenciais ou supérfluos e qual o seu impacto na natureza.
  • Organize ou colabore numa ação para resolver o problema do lixo de sua comunidade.
  • Visitar um local que aproveita a energia do vento.
  • Visitar algum parque ou área preservada, com orientação de um profissional.
PROJETO DE COLETA, RECICLAGEM E BENEFICIAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA
O óleo de cozinha causa inúmeros problemas no meio ambiente. Como é menos denso que a água, não se dilui ao entrar em contato com ela. Além disso, é muito ácido. Ao ser colocado nas redes coletoras de esgoto provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem.  Nos arroios e nos rios dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando danos aos animais, pois forma uma camada e não permite a entrada de luz. 
CADA LITRO DE ÓLEO CONTAMINA ATÉ 20 MIL LITROS DE ÁGUA!!!
Diante disto o Projovem está lançando o desafio de reunir a maior quantidade de óleo de cozinha usado, "o famoso óleo de frituras". A arrecadação  está sendo feita através da visita em pontos de maior uso de óleo, no ato da visita é realizada a conscientização e a arrecadação deste óleo que será transformado em sabão caseiro.O modo de fazer o SABÃO CASEIRO É BEM PRÁTICA MAS DEVE SER TOMADAS TODAS AS PRECAUÇÕES .
                        VÍDEO EXPLICATIVO

 Visita a comerciantes locais



A conscientização é realizada com a distribuição
de cartazes e cartilhas que  ensinam  a fabricar o sabão


óleo recolhido em apenas uma semana de coleta

TRILHA ECOLÓGICA 

  Este jogo tem por objetivo incentivar a pensar os desafios ecológicos de modo coletivo.
Materiais: Dois dados, dois a 20 jogadores, uma trilha desenhada com giz.

1 - Preparação:

  Formar dois grupos. Cada grupo tem a tarefa de destacar cinco problemas ambientais, e pesquisar três alternativas de soluções sustentáveis para cada desafio. Ex: poluição; lixo; aquecimento global; desertificação; alterações climáticas; extinção de espécies etc.


     As soluções devem ser encontradas pelo grupo e reveladas só no momento do jogo.
2 - Jogo:

 Desenhar uma grande trilha no chão e espalhar os desafios. Cada grupo escolhe o seu jogador e o seu peão. Dada a ordem, o primeiro jogador lança o dado para ver quantas casas vai avançar. Ele precisará resolver junto com o seu grupo a situação-problema ou desafio indicado na casa onde parou. A resposta deve ser aceita pelo grupo opositor. Se acertar, permanece na nova posição e se errar volta para posição anterior. Vence o grupo que encontra as soluções para os desafios ecológicos.








PROJETO ''SACANDO O FUTURO''
Alunos do ProJovem Adolescente de Boa Saúde, colocam em prática o projeto Sacando o Futuro. O projeto Iniciou em junho de 2011, sob a coordenação do Orientador Social Gean Oliveira, envolvendo todo o programa, para conscientizar a população e o comércio da cidade sobre a importância de reduzir o uso de sacolas plásticas. 

A idéia do projeto surgiu quando se observou a grande preocupação dos alunos com a preservação do meio ambiente e os impressionantes relatos da quantidade de sacolas plásticas que chegam a suas casas. 

OFICINA DE MÚSICA ALTERNATIVA. 
CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COM MATERIAL RECICLÁVEL
Nesta ultima quarta feira, dia 08 de junho, se foi realizado junto com os alunos do ProJovem Adolescente a oficina de material reclclável. Os alunos confeccionaram um instrumento musical feito com canos de PVC, chamado Idiofone. 

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

SAM_0135

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

Sem título

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).

 OFICINA MÚSICA ALTERNATIVA. MATERIAL RECICLÁVEL(IDIOFONE).




5 comentários:

  1. Boa noite, Gean. Sou orientadora aqui na minha cidade e gostaria que, se fosse possivel você me enviasse algumas atividades desenvolvidas por ti aí. Gostei muito do que já vi no blog. Quero poder fazer por meus alunos o máximo possivel. Conto contigo. Abraços, Glauciane, de Caetité, na Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Glauciane!
    Mande seu endereço de Email para; (projovembs11@ymail.com)que lhe enviarei varias idéias sobre o tema que você está trabalhando. Continue sempre assim, lutando por seus alunos pois eles são o reflexo de um futuro que será formados por cidadãos.

    ResponderExcluir
  3. Gean quero te parabenizar pela sua iniciativa de divulgar os trabalhos que são realizados com tanto carinho e dedicação aos jovens participantes do projeto. Sou orientadora aqui da minha cidade e penso em fazer algo que seja interessante para os jovens e para uma maior divulgação dos trabalhos desenvolvidos. Achei super interessante o blog e a ideia do jornalzinho. Parabéns!!!

    Renata Gomes
    Carangola/MG

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita Naty!
    Muito obrigado pelos elogios,pois como você mesma falou; carinho e dedicação são palavras que nunca devem faltar em nosso vocabulário e em nosso cotidiano. Me mande algumas imagens de seu trabalho e seja bem vinda sempre visitar nosso cantinho de cidadania.

    ResponderExcluir
  5. Gean dizem que tudo que é bom tem que ser copiado, gostaria que vc me enviasse o modo de fazer este instrumento. Para que os educandos do meu serviço podessem confecciona-los, pode ser, ou não?
    Mande por email: pedagogicomadrenazarena@intitutorogacionista.org.br
    Adorei a ideia, me chamo Silvia e sou a coordenadora do serviço, até mais...

    ResponderExcluir