domingo, 23 de setembro de 2012

TRABALHO

TESTE VOCACIONAL
Procura-se uma profissão
Clique na imagem para fazer o teste
Até há alguns anos, todo estudante que batesse à porta de um escritório de orientação vocacional, com o objetivo de descobrir a profissão que deveria seguir, sairia de lá com uma resposta debaixo do braço. Bastava preencher um teste de múltipla escolha para que, com base nele, um psicólogo lhe desse o veredicto: quase sempre uma profissão associada aos hobbies ou interesses por ele declarados. Atualmente, o processo é um pouco mais demorado – e menos superficial também. "Hoje, levamos em conta o cruzamento de interesses e a personalidade do jovem", diz a psicóloga Rosane Levenfus.

Clique na imagem para fazer teste
Os serviços de orientação vocacional – oferecidos por institutos, clínicas psicológicas e departamentos de psicologia de universidades – podem levar de um a dois meses e ser prestados individualmente ou para mais de um cliente ao mesmo tempo. Na maior parte das vezes, incluem avaliações psicológicas, estudo de carreiras e de mercado de trabalho, discussões sobre expectativas pessoais e dinâmicas de grupo (que, neste caso, têm por objetivo principal fazer o estudante se conhecer melhor). Os preços variam de 400 a 1 200 reais. Alguns departamentos de psicologia prestam o serviço de graça ou mediante o pagamento de uma taxa mínima.

Clique na imagem para fazer o texte
Ao contrário do que ocorria no passado, porém, o estudante sai de lá com uma lista com diversas opções de carreira – cuja natureza e perspectivas ele agora conhece – que podem combinar com seus desejos e seu temperamento. Como diz o pedagogo Silvio Bock: "Antigamente, o orientador apontava um caminho. Hoje, ele ajuda o jovem a encontrá-lo". E, para isso, o melhor mapa é o autoconhecimento.
Dica;
Um bom site para se fazer um teste vocacional é o Guia do Estudante, que tem um teste com várias perguntas, sobre sua personalidade, seu modo de agir e seu modo de pensar.



1° CURRICULUM VITAE
1° EMPREGO
Esta atividade tem como finalidade preparar o jovem para o seu primeiro emprego, para assim, enfrentar o mercado de trabalho com maior capacitação, a conscientizar os jovens sobre a importância dos estudos proporcionando melhor preparo para o exercício de uma profissão, principalmente em virtude do desemprego que assola o país decorrente do processo de globalização. 


Bom, vamos lá... O primeiro passo é trabalhar a conscientização destes jovem através de perguntas como;
  •  Por que você quer trabalhar?
  • Quanto você quer ganhar?
  • Qual seu ponto forte?
  • Qual seu ponto fraco?
  • Você se considera um líder?
O segundo passo é trabalhar o texto Desempregando sim, Desocupado, não.

O terceiro passo é a produção dos currículos;
Questionário de dados
Entregue a cada aluno um questionário de dados, para assim, recolher as informações necessárias inicialmente.



Agora tire a foto 3x4 de cada jovem;

Mostre alguns exemplos de mensagens qualificativas usadas para currículos,  mas não deixando de incentivar a criação de suas próprias frases;
  • Demonstrar a mim mesmo que sou capaz de trabalhar em qualquer posição, além disso, sou uma pessoa que está aberto a mudanças.
  • Melhorar o conhecimento para continuar crescendo como um profissional com a contribuição do trabalho dentro da organização.
  • Meu objetivo é realizar projetos diferentes que me permita desempenhar as seguintes funções: “escolha algumas funções”.
  • Trabalhar em um ambiente agradável com oportunidade de crescimento, a fim de compartilhar e resolver os desafios que surgem.
  •  Pretendo trabalhar com dinâmica e motivação, onde adquiri durante minhas primeiras experiências profissionais: habilidades de escuta e compreensão necessárias para essa posição, enquanto me familiarizando com as ferramentas técnicas disponíveis na empresa.
  • Busca de uma contínua superação pessoal e profissional, aplicando meu conhecimento, habilidades e valores dentro do meu envolvente e contribuir diretamente para a sua perfeição e projeção.
  • Torne-se parte de uma empresa com grande projeção, onde eu posso usar e aumentar minhas habilidades e conhecimentos em nome de suas atividades.
  • Eu gostaria de um trabalho visando a minha experiência como “seu cargo pretendido”, cresce aprendendo e usando tudo que eu aprendi durante a minha formação profissional ao longo destes anos. Eu realmente gostaria de melhorar minhas habilidades, ajudando-o em tudo o que precisar.
  • Quero encontrar uma oportunidade na empresa que me permita utilizar minha capacidade e adquirir uma posição desafiadora e gratificante.
  • Aproveitar as oportunidades apresentadas e superar os desafios impostos sobre mim, a fim de alcançar o crescimento pessoal e me dedicar profissionalmente.
  • Junte-se em uma empresa para fazer parte do seu crescimento e contribuir idéias e conhecimentos. Aprender coisas novas para crescer profissionalmente e estabelecer uma estreita relação com meus empregadores, como parte de sua equipe .
  • Busco uma posição utilizando antes pela minha formação e experiência de campo para trabalhar em um ambiente que tem bom potencial de crescimento e desafios.
  • Estender meu conhecimento, experiência, aptidões e capacidades dentro de uma empresa , a fim de crescer como uma pessoa melhor e profissional.
  • Participar de um trabalho de equipe e uma empresa que me apóia no meu desenvolvimento pessoal, com o uso do conhecimento adquirido durante a minha experiência profissional, bem como durante meus estudos acadêmicos.
  • Meus interesses são profissionais na fabricação, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, materiais e áreas de teste, mas estou sempre aberto a desafios e ansioso para aprender coisas novas.
Finalizando nossa atividade com a conclusão do primeiro Curriculum Vitae;
Você pode ir mais além;
Faça a encenação de uma entrevista de emprego;
Esclareça dúvidas e trabalhe o potencial individual de cada um, diminuindo, assim, o nervosismo de um momento tão decisivo na vida destes jovem

OPORTUNIDADES DESIGUAIS
Dinâmica de Formação para a Cidadania, primeiro emprego, a desigualdade no mundo do trabalho.

Objetivo: refletir sobre a desigualdade de renda e a desigualdade de oportunidades na vida dos jovens.
Objetivo secundário: perceber quais são os elementos que compõem um bom currículo (apresentação, conteúdo, concisão etc.)

Descrição da dinâmica:
Explicar que o objetivo da dinâmica é a elaboração e apresentação ao grupo do “Curriculum Vitae” de um jovem para o seu primeiro emprego. E para simular uma situação de contratação o grupo vai escolher ao final o currículo melhor apresentado.
Dividir o grupo em três e conduzir cada subgrupo a um lugar diferente, onde poderão elaborar o currículo. Sem que os grupos saibam, preparar cada ambiente de forma desigual:

Grupo 1 - ambiente com bastante material: jornais, revistas, tesoura, lápis (diversas cores), giz de cera, borracha, réguas, cola, cartolinas coloridas, fitas, roupas elegantes, roteiro completo explicando o que se precisa para fazer um bom currículo (vide Anexo 1 ou pode-se fazer uma pesquisa). Pode-se também deixar um gravador ou toca-CD à disposição do grupo para se usar música ou efeitos sonoros na apresentação e o que mais se possa inventar.

Grupo 2 - ambiente mais simples com menos material: tesoura, jornais, cartolina branca, cola, dois canetões com cores diferentes e uma folha com apenas o essencial para se elaborar um currículo (vide Anexo 2 ou pode-se inventar).

Grupo 3 - ambiente com poucos recursos: papel pardo, fita adesiva e um canetão preto. Caso o grupo tenha dúvidas, as orientações devem ser passadas oralmente e muito rápido.

Pode-se deixar de 15 a 20 minutos para a preparação do currículo. Uma maneira de incrementar a dinâmica é chamar primeiro o Grupo 3 para a sala e quando este chegar, chamar o Grupo 2 e só depois que este chegar, chamar o Grupo 1 (que, além de tudo, terá mais tempo para preparação). Caso os membros dos outros grupos questionem, inventar uma desculpa como: ''Eles já estão terminando'' etc.).
Obs: é importante que os grupos não tenham contato e só venham a descobrir a desigualdade (de tempo e de material) no momento da apresentação.

A ordem de apresentação poderá ser: Grupo 1, Grupo 2 e por último o Grupo 3 (que chegou primeiro na sala!). No momento da apresentação, o(a) coordenador(a) pode mostrar-se mais interessado dando mais tempo e fazendo perguntas para o primeiro grupo, um pouco menos para o segundo e menos ainda para o terceiro.
Perceber a reação dos jovens e ir conduzindo as ''entrevistas'' até que todos se apresentem.
Questões:

- O que percebemos na dinâmica? Na vida real, quais são as diferenças existentes entre os jovens de diferentes classes sociais?
- Que Políticas Públicas seriam necessárias para diminuir essas diferenças? Como o nosso grupo pode contribuir?
- O que aconteceria se todos os jovens de nossa cidade tivessem um currículo excelente? Haveria emprego para todos?
Muitos jovens acham que todos os problemas estão resolvidos se tivermos um bom currículo e formos ''competitivos no mercado''. Será que basta?


 MOTIVAÇÃO,  PRIMEIRO PASSO AO MUNDO DO TRABALHO
 Vamos instigar nestes jovens a motivação ao mundo do trabalho, mostrando de forma simplificada, mas bem focada os segredos para o futuro de sucesso.
Texto de apoio;

Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida... 

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?

- Ainda bem que esse infeliz morreu !

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".Luís Fernando Veríssimo.



ESTRADA DA FORMAÇÃO
Dinâmica de Formação para a Cidadania, primeiro emprego, a desigualdade no mundo do trabalho.
Finalidade: Avaliação e autoavaliação com relação à formação.

Materiais necessários: Desenho da estrada; Recortes de bonecos, pedras e lanterna; Cola e caneta.

Condução: Dá-se a cada participante um desenho de uma estrada e montanhas ao fundo, algumas bonecas ou bonecos recortados em papel, desenhos de pedras e desenhos de lanterna acesa.
Dar os seguintes comandos:
1º) Escrever nas montanhas qual o seu projeto pessoal, onde quer chegar?
2º) Colar um boneco de onde partiu em algum lugar da estrada.
3º) Colar um segundo boneco no ponto da estrada onde você está hoje.
4º) Colar pedras, significando obstáculos estruturais, que o impedem chegar onde quer. Dar nome às pedras.
5º) Colar lanternas, significando instrumentos, ferramentas que você precisa ainda para superar as pedras e chegar nas montanhas, dar nome às lanternas.
Todos olham o de todos. Agrupam-se por identificação, no máximo três trocam ideias.
Terão ideia então de que a formação é um processo onde o que importa é caminhar e ter claro onde chegar, quais obstáculos comuns, quais lanternas comuns.

OS SENTIDOS DO TRABALHO
Vale a pena dar uma conferida neste documento chamado "Os Sentidos do Trabalho"

Photobucket

PROCESSO DE TRABALHO
Dinâmica de formação para cidadania, trabalho em grupo
Finalidade: Discutir formas de organização do processo de trabalho; discutir as diferenças entre os dois tipos, ritmo, produto, final, envolvimento individual.

Características
: Espírito de equipe/agilidade/habilidade manual/concentração.

Material necessário:
Massinha de modelar ou argila, ordens de serviço e caixas para recolher peças.

Descrição da dinâmica:
Dois grupos de igual número que irão trabalhar paralelamente. Um monitor para cada grupo.

1º Grupo: Ficam parados em fila indiana como numa linha de montagem, cada um recebe sua massinha de modelar com um cartão contendo uma ordem de serviço; confecção de pés, pernas, tronco, braços, mãos, cabeça.

Um desconhece a ordem do outro e, portanto, não sabe o que se formará ao final: a produção de um boneco.

O monitor cobra pressa. Ao término das peças, o monitor passa puxando uma caixa onde as pessoas sequencialmente vão montando o produto final.

2º Grupo: Sentados em roda. O monitor ordena a montagem de um boneco com a participação de todos. Ele cobra e estimula o andamento até que o grupo conclua junto o seu trabalho.

Após terminado o trabalho dos grupos, o(a) orientador (a) coordena um debate comparando o processo desenvolvido por cada grupo. Depois, a turma pode relacionar esta dinâmica com a participação de todos nas atividades propostas em sala de aula. Como é o produto final da construção que fazemos em nosso coletivo?



OS JOVENS FRENTE AOS DESAFIOS DO MUNDO DO TRABALHO
Dinâmica de formação para a cidadania; escolha profissional

O que vou ser quando crescer? Essa é uma pergunta que nos acompanha durante toda a infância e adolescência. São muito diversos os nossos sonhos: jogador de futebol, cantor, professor, contador, cabeleireiro, cientista, atriz ou ator de TV, médico, advogado...

Objetivo: Discutir o papel da educação dos jovens frente aos desafios do mundo do trabalho.

Aplicação da dinâmica:

a) Procure lembrar um pouco da sua infância. Quais era os seus sonhos? Que profissão você gostaria de ter? Por quê?

b) Esse sonho mudou com o passar dos anos? Que sonho você tem hoje, vivendo a juventude? Que futuro profissional você sonha ter?
Agora vamos fazer um debate:
1. Sentar em círculo. Cada um da turma deve expor para o grupo as suas próprias experiências em relação ao trabalho e à educação. Fale sobre você e tente expor para os colegas as suas experiências e pontos de vista sobre as seguintes questões:
a) Quais são as suas experiências educacionais dentro e fora do Projovem?
b) Que tipo de estudo e de qualificação profissional pode ajudá-lo a crescer no mundo do trabalho? Por quê?
2. - Depois da realização do debate escreva uma frase que expresse o que você está sentindo e pensando após ter ouvido os colegas e falado sobre as suas próprias experiências em relação ao trabalho e à educação.
3. - Montar um painel com as frases de todos.
4. - Escolher, juntamente com o grupo, um título interessante para o painel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário